top of page

Sevilla:  A incrível Feria de Abril!!

Os ecos da Semana Santa ainda mal desapareceram da cidade, e já as ruas de Sevilha se enchem de vida com os preparativos de um dos eventos mais antecipados e espetaculares: a Feria de Abril.

Artistas logo ret..jpg

A “festa”, que este ano celebra o 172º aniversário, é mais do que um simples festival para acrescentar à agenda cultural da cidade. Ao longo dos anos tem-se vindo a desenvolver de feira comercial (dedicada aos agricultores e criadores de gado da área) em um evento internacionalmente reconhecido. A Feria de Sevilha é hoje um evento profundamente enraizado na identidade da cidade, e representa uma oportunidade única para experimentar em primeira mão o estilo de vida e tradições da Andaluzia. Planeie a sua escapadela a Sevilha para descobrir este evento incrível!

O que é a Feria?

16367_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

A Feria de Sevilha teve a sua primeira edição em 1846, por iniciativa dos empreendedores Narciso Bonaplata e José María de Ybarra (curiosamente nenhum deles proveniente de Sevilha). Os dois redigiram uma missiva ao município de Sevilha propondo uma feira de agricultura e exposição de animais na cidade, dando assim os primeiros passos para criar este evento ainda hoje tão característico da região.

16357_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

A primeira Feria acabaria por ocorrer a 18 de abril do ano seguinte, e pelo que se sabe foi um sucesso imediato. Há relatos, por exemplo, de que os comerciantes haviam pedido ao município que reforçassem a presença policial na edição seguinte, dado que as multidões, a música e as danças eram de tal ordem que dificultaram o processo de vendas entre profissionais.

16374_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Com o passar dos anos o evento foi-se focando quase exclusivamente na sua componente de lazer e turismo, atraindo centenas de milhares de pessoas todas as primaveras para um pouco de convívio. A cidade transfigura-se e é decorada especialmente para esta ocasião, oferecendo-nos um espetáculo vivo. As suas ruas vibram com as roupas tradicionais, as carruagens, decorações florais tradicionais, e os músicos de flamenco que roubam para si todas as atenções. Esta atmosfera de animação e entusiasmo é bastante visível em todos os recantos da cidade (e, claro, em todos os seus bares!) Em Sevilha, passa-se o ano inteiro à espera ansiosamente desta semana festiva, cada vez mais popular.

Onde e quando?

16369_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

A atmosfera única da Feria pode ser sentida um pouco por toda a Sevilha, mas o seu espaço central de atividades é desde 1973 o Recinto Ferial, uma área de mais de 50 mil metros quadrados localizada ao pé do centro numa zona chamada Los Remedios. Se recomendamos fortemente um passeio pela cidade antiga para desfrutar da atmosfera vibrante e das belezas das suas ruas, então uma visita ao Recinto assume-se como uma experiência ainda mais imperdível onde milhares de pessoas celebram estas festas.

1449_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

O Recinto foi concebido para ser capaz de receber as grandes multidões de visitantes, assim como para albergar as centenas de “casetas” onde os feirantes e os festivaleiros fazem a festa. As casetas são bancas geridas por instituições locais, organizações, associações ou grupos privados (chamados peñas), e elas são inspiradas pelos estábulos tradicionais que serviam de refúgio aos animais durante as primeiras edições da Feria. Numa visita, pode contar com atuações quase ininterruptas de sevilhanas (a música e dança tradicional da Feria), ótima gastronomia e atividades culturais de todos os tipos. O que se sente é que estamos numa autêntica “cidade dentro da cidade”, com 15 extensos corredores repletos de bancas e animação.

16377_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Ao contrário de outras Ferias andaluzas (como a Feria de Málada), o acesso às casetas é na maioria das vezes limitado aos membros das organizações que os gerem, sendo que se pode entrar alternativamente por convite. Se não tiver a sorte de se enquadrar numa destas categorias não se preocupe, porque pode ainda assim desfrutar da incrível atmosfera oferecida pelas 16 casetas públicas distribuídas à volta da área. Asseguramos que se pode divertir tanto nas casetas públicas como nas privadas, e tem sempre a possibilidade de travar conhecimentos com algum sevilhano e assim receber um convite para uma das casetas privadas.

16368_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Dependendo do ano, a feira de Sevilha pode começar uma ou duas semanas depois da Semana Santa. O seu início oficial é marcado pela tradicional cerimónia Alumbrado: no domingo, pelas 22h, o presidente da câmara liga mais de 22 mil lâmpadas na Portada de la Feria (o principal ponto de acesso às festas). É a partir desse momento, e ao longo de seis dias preenchidos, que todos darão o seu melhor para se divertirem tanto quanto possível nas festas da cidade.

Como viver a Feria – conselhos e informações ?

16372_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Sendo esta uma celebração tradicional, é fácil sentir-se de fora da festa como simples espectador. Apesar da fama internacional e da hospitalidade fabulosa dos sevilhanos, a Feria continua a ser um festival puramente andaluzo, e é por isso que se quiser desfrutar do evento ao máximo deve tomar algumas dicas em boa conta. Deixamos-lhe aqui conselhos importantes para que se sinta um pouco mais como um local numa visita à Feria

Código de roupa !

16364_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

A Feria é um daqueles eventos para o qual se criou propositadamente uma vestimenta especial, o famoso traje flamenco. Ao largo do Recinto irá reparar que a maioria das mulheres o vestem. O “traje corto” (composto de um casaco curto, chapéu e botas) é bastante popular entre os homens, ainda que menos usado entre eles. Não é necessário comprar um destes para participar nas festas, mas é uma boa ideia adicionar pelo menos um acessório festivo à sua roupa para entrar no espírito da Feria: seja uma flor, um chapéu de homem, um leque ou um par de brincos, todos estes são bons elementos para usar e que pode depois trazer para casa como souveni

16366_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Tenha em atenção que irá provavelmente ficar de pé durante muitas horas (incluindo a dançar, se gostar disso), e que no chão do Recinto irá pisar um material parecido com areia amarelada (chamado albero, o mesmo que é usado nas praças de touros), por isso calce sapatos confortáveis e que protejam os seus pés.

16358_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

De um modo geral, não tem de cumprir com nenhum código de roupa, mas lembre-se que este é um evento importante para os sevilhanos, que se vestem de modo casual para festivo. Já se tiver a oportunidade de entrar numa das casetas, poderá ser-lhe pedido que se vista de modo “apropriado” (evitando calções e chinelos, por exemplo).

Um aspeto importante a não esquecer: as temperaturas durante a Feria de Abril de Sevilha podem atingir valores bastante altos.

Comida e bebida !

16376_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

«Tal como seria de esperar, a gastronomia representa um papel importante na Feria. Começando pela tradição de servir os pescaitos (peixe frito) durante a cerimónia de alumbrado, a comida e a bebida são símbolos das tradições locais e marcos dos momentos sociais. Todas as casetas irão dar-lhe a possibilidade de provar os pratos tipicamente andalusos, desfrutando deles à maneira dos locais e podendo partilhá-los com os seus amigo (os de longa data e os que acabou de conhecer). Não perca a bebida típica da Feria, o rebujito, uma mistura de refrescante vino fino (vinho branco seco) com limonada.

Quando ir !

16365_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Virtualmente, a festa nunca acaba. Encontrará pessoas em celebrações e música quase todos os dias e noites, tanto no centro como no Recinto. Os momentos mais animados e entusiasmantes acontecem durante o alumbrado, no início da Feria, e durante espetáculo de fogos-de-artifício na noite de encerramento.

16378_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

O Recinto começa a animar às 14h, quando as casetas se preparam para servir as comidas e bebidas depois de uma pausa de algumas horas. Depois das 20h os cavalos e as carroças abandonam o espaço da Feria, e é nesta altura com os mais jovens começam a aparecer e a juntarem-se.

Crianças !

16360_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Apesar da dimensão destas festas, a feira é na verdade um acontecimento familiar e bom para crianças. Os mais novos, tanto ou mais que os adultos, vão-se deslumbrar com as cores, as carruagens e a atmosfera do recinto. Vai encontrar muitas atrações que lhes são dedicadas na Calle del Infierno, uma feira popular localizada ao pé das principais casetas. Encontrará nessa rua mais de 400 bancas com atividades, diversões e espetáculos pensados para as crianças.

16361_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Há um serviço a funcionar no local para as crianças que se possam ter perdido dos seus pais. Este serviço pode-se encontrar na Caseta de Niños Perdidos, na Calle Gitanillo de Triana, nº 126. O telefone é: +34 954 459 189.)

Transportes!

16375_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

É quase obrigatório servir-se dos transportes publicos para chegar às festas, a menos que queira lidar com estradas intransitáveis e quase nenhuns lugares de estacionamento. Em alternativa pode usar táxis, metro ou autocarros.

Autocarro – Há um serviço especial de autocarros que o leva diretamente ao Recinto Ferial. Funciona diariamente entre o meio-dia até às 7 da manhã, sem interrupções (o preço do bilhete é: 1,60€ . O autocarro parte da estação de “Prado de San Sebastián”.

Linkes Clic nas Fotos

bottom of page