top of page

Os melhores eventos Gastronómicos em Espanha !

Se é para si fundamental descobrir os novos sabores e os pratos típicos dos lugares para onde viaja, então este artigo é para si: propomos-lhe várias surpresas para o seu paladar, um guia pelos eventos mais deliciosos deste ano.

A gastronomia espanhola tem muito mais para apresentar do que paelha e tapas. Com uma cozinha baseada na dieta mediterrânica, a comida espanhola caracteriza-se pelos seus alimentos frescos e de grande qualidade. Desde há vários anos para cá que se celebra vista a promover os pratos mais típicos ou mostrar as últimas inovações na arte de inovar na cozinha.

3991_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

1. O Gastrofestival de Madrid

 

Começamos a nossa lista com um dos eventos gastronómicos mais cosmopolitas de Espanha, o “Gastrofestival de Madrid”. Os melhores restaurantes, museus, mercados e bancas de rua unem-se para oferecer uma viagem emocionante aos sentidos.

 

O programa do Gastrofestival inclui degustação de menus inovadores, que estão a cargo de chefes reconhecidos internacionalmente. Há também oficinas de culinária, roteiros gastronómicos e exposições de temática alimentar em alguns dos museus mais importantes da cidade. Mas se é celíaco, tem as suas necessidades alimentares precavida, já que a partir deste ano já há oferta de comida sem glúten, tudo para que ninguém passe sem comer bem.

Quando: 7 - 23 de fevereiro

Onde: Madrid

15623_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

2. O Festival Transfronteiriço do Gurumelo em Villanueva del Fresno, Extremadura 

 

Em março rumamos até Villanueva del Fresno, na Extremadura, para desfrutar deste particular festival em torno do mundo micológico e, particularmente, das “amanitas ponderosas” ou “gurumelos”, uns cogumelos típicos da região que se assumem como protagonistas absolutos

15618_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

A dificuldade que há em encontrar esta espécie de cogumelos faz com que centenas de pessoas em Espanha e Portugal decidam vir ao festival para participar nas visitar guiadas, em que se explica como localizar os famosos gurumelos. Além disso, podemos durante estes dias participar em workshops gastronómicos e degustações, assim como assistir a concertos e exposições.

Quando: 20 - 22 de março

Onde: Extremadura

3. El Barcelona Beer Festival

 

O Festival da Cerveja de Barcelona é o acontecimento de cervejas artesanais mais importante do sul da Europa, por isso, se adorar o mundo das cervejas, da sua elaboração e de toda a gama de sabores e texturas que pode apresentar, recomendamos que planeie uma visita a Barcelona em finais de março.

15629_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Vale a pena a visita, uma vez que se esperam mais de 350 variedades de cerveja, incluindo belgas, ingleses e russos. Além disso, também se espera montar uma área para a Brau Beviale que, como todos os entendidos sabem, trata-se de um dos festivais de cerveja mais relevantes a nível mundial.

Quando: 13 - 15 de março

Onde: La Farga de L’Hospitalet, Barcelona

4. A Festa da Cerejeira em Flor, em Valle de Jerte, Extremadura

 

Na Extremadura, assim que chega a primavera, produz-se um dos momentos de maior beleza em todo o país. É o momento do clima temperado, e as flores de mais de um milhão de cerejeiras tingem de branco as colinas do Valle de Jerte, criando uma paisagem idílica. 

15614_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Este ano, a Fiesta del Cerezo começa a 18 de março e prolonga-se até ao início de maio, passando por diversas fases. Nas primeiras semanas acontece o “Despertar del Valle”, depois a partir de abril é a “Floración de los Cerezos”, e a princípios de maio acontece a deslumbrante “Lluvia de Pétalos”. Estas celebrações acontecem nas diferentes povoações do vale e incluem eventos gastronómicos e culturais com visitas guiadas, mercados artesanais, entre outros.

Quando: Finais de abril a princípios de maio

Onde: Valle de Jerte, Extremadura

5. Festival Vivid. Vinho de Empordà, Costa Brava

 

Em abril chega uma nova edição do Festival do Vinho de Vivid, na Costa Brava. Se gosta de experimentar vinhos, então tem de passar por este festival que estimulará os seus sentidos.

15627_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

As suas mais de cem atividades distintas incluem degustações de vinho, tratamentos de vinoterapia, passeios e jornadas na natureza, e atividades especificamente desenhadas para os profissionais deste setor. Há atividades para todos nesta região de Empordà.

Quando: O mês inteiro

Onde: Empordà, Costa Brava.

6. O Concurso Internacional de Paelhas de Getxo, no País Basco

Que melhor lugar para provar uma belíssima paelha do que sentados a uma mesa no topo de um desfiladeiro com vistas incríveis sobre o mar Cantábrico? Foi esta pergunta que se colocaram os organizadores do Concurso Internacional de Paelhas de Getxo, no País Basco. É aqui, todos os anos a 25 de julho, coincidindo com as festividades de Santiago, que milhares de pessoas se reúnem para, debaixo das sombras da Aixerrota (ou moinho de vento, em língua basca), desfrutarem das centenas devariedades de paelhas competindo neste concurso.

15628_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Juntando-se ao festival as belas paisagens da região, as vistas da baía de Getxo e a experiência do ar salgado, este evento oferece aos seus visitantes não só a oportunidade de provar as melhores paelhas do mundo, mas também de mergulhar na atmosfera espiritual do seu ambiente histórico e belo.

Quando: 25 de julho

Onde: Getxo, País Basco

O País Basco também recebe a "Feria de Primavera de la Miel" (ou a Feira da Primavera do Mel), que se celebra na bela vila de Antoñana, na montanha Alavesa. A feira acontece em maio e ali poderá experimentar alguns produtos locais, como o mel e os outros típicos da gastronomia basca. 

7. Festa do Polvo em O Carballiño, Galiza

 

Graças à qualidade das águas galegas, tudo o que é pescado na região destaca-se pelo seu sabor e frescura. Com uma textura inconfundível e sabor ligeiramente picante, o “polvo à feira” é uma das receitas favoritas dos galegos. É em O Carvalliño, em Ourense, que se rende homenagem ao polvo numa festa que ganha seguidores ano após ano.

15615_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Esta festa celebra-se no princípio do mês de agosto, mas começou apenas como uma brincadeira de amigos que aos poucos foi ganhando prestígio ao ponto de já atrair milhares de pessoas de todo o mundo, muitas vezes procurando casa para férias na Galiza para provar esta iguaria.

Quando: 9 de agosto

Onde: Ourense, Galiza

8. Festa do Cozinho Montañés em Ucieda, Cantábria

Se gosta de comida caseira, lembre-se que no primeiro domingo de setembro acontece a Festa do Cozinho Montañés no coração do Parque Natural de Saja-Besaya, na Cantábria. Rodeados de uma paisagem natural sem comparação possível, os visitantes podem comer gratuitamente um dos pratos mais típicos da zona: o cozido montañés, à base de carne de porco, feijão, repolho, couves e batatas locais.

15616_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Para ajudar à digestão da comida, pode sempre participar no concurso de desportos tradicionais, como a prova de corte de troncos de madeira com machado, ou então deixar-se levar pelos bailes regionais ao som dos gaiteiros e dos percussionistas.

Quando: No primeiro fim-de-semana de setembro

Onde: Cantábria

9. Feira do Presunto Ibérico de Aracena, Andaluzia

 

O presunto ibérico é uma delícia! A cada ano, sempre no mês de outubro, regressa a “Feria del Jamón” à Serra de Aracena, em Huelva, repleta de atividades culinárias com que satisfazer os nossos sentidos. No Roteiro das Tapas somos levados a visitar cada uma das empresas gastronómicas locais que oferecem 2 tapas a 2€. Com cada visita a estas bancas vamos preenchendo o nosso “tapaporte”, e no final da viagem poderemos votar nas tapas de que mais gostámos.

A sessão de encerramento é uma dos mais esperadas, porque então decorre o concurso “o seu peso em presento”, onde poderemos levar para casa o equivalente ao nosso peso em presunto ibérico como prémio. Paralelamente decorre o “Concurso de Cortadores”, sempre com o presunto como fonte de inspiração.

15617_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Chegados a novembro é hora de visitar a Andaluzia, porque na cidade de Alcaucín celebra-se a Festa da Castanha, uma feira tradicional em torno do produto mais famoso do outono. Nesta feira, cujas datas variam de ano para ano, são mais de 300 quilos de castanhas e quase 200 quilos de batatas que se preparam na praça principal para que a população as possa comer. São quase 3,500 pessoas que todos os anos acorrem ao manjar para provar não só as castanhas, mas também a tradicional manteiga de canela típica de Alcaucín.

Quando: Último fim-de-semana de outubro

Onde: Aracena, Huelva, Andaluzia

10. Festival Internacional do Queijo em San Sebastián

O cheiro dos queijos é icónico no ar de Espanha. Os visitantes podem desfrutar de workshops de cozinha, degustações, exposições, visitas guiadas e outras atividades ao longo do ano.

O "Concurso de Quesos de Idiazábal de Pastor" é um dos mais pequenos mas também mais populares festivais de queijo. Celebra-se em outubro e exibe alguns dos melhores queijos do País Basco. Os visitantes podem também provar produtos típicos locais como a cidra, vinhos e o borrego assado.

15626_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Outubro é também o mês de "La Semana de la Torta del Casar", que acontece em Cáceres, Extremadura. O bolo de Casar não é verdadeiramente um bolo, mas uma grande roda de queijo. O festival celebra este produto com imensas atividades com degustação de queijos europeus e roteiros pelos restaurantes da Torta del Casar.

Os amantes de queijo podem visitar outro evento muito especial chamado a Feira de Queijos Trujillo, que acontece na Extremadura. Esta feira decorre em maio e aqui encontrará uma fantástica seleção de alguns dos melhores queijos nacionais e internacionais, sempre acompanhados de uma agenda cultural diversa.

11. La Verema del Cava (Penedés)

Gostaria de participar numa experiência enoturística de qualidade e com um ambiente irrepetível? Então não há como perder a Verema del Cava. Durante as vindimas, as principais caves do Penedés catalão abrem as suas portas para que possamos descobrir todos os segredos da cava, a bebida mais típica da Catalunha. 

15624_Fill_670_0.jpg
Artistas logo ret..jpg

Outubro 

Há uma variedade de atividades oferecidas, incluindo passeios por baixo da luz da lua e através de vinhas, projeções de películas, música ao vivo, menus de degustação com receitas locais.

Quando: Finais de agosto e inícios de setembro

Onde: Penedés, Catalunha

Também em dezembro, a capital de Penedés celebra a Feira do Galo de Vilafranca, uma festa cuja tradição remonta à Idade Média e na qual poderemos saborear vários pratos à base do famoso “Gallo del Penedés”, acompanhados por vinhos com a mesma denominação de origem.

 

Como pode verificar no nosso guia de eventos gastronómicos de 2020, nem tudo em Espanha tem a ver com tapas e paelha. Este é apenas um exemplo da diversidade de eventos gastronómicos que acontecem em Espanha este ano, com produtos e experiências que podem agradar a todos os gostos.

12 . FESTIVAL DO MARISCO EL GROVE GALICIA

 

O festival dura dez dias e tem um grande potencial no âmbito internacional

marisco.jpg
Artistas logo ret..jpg

O festival dura dez dias e tem um grande potencial no âmbito internacional

A Praça O Corgo é um dos centros nervosos de O Grove. O porto de pesca e o mercado de peixes movimentado , o praza de abastos (praça do mercado), a prefeitura e o escritório de informações turísticas estão localizados nas proximidades. Além disso, os festivais e eventos mais importantes são realizados neste lugar. Ali também se encontra a escultura simbólica de O Grove , monumento à família dos marisqueiros. Esta obra, realizada em pedra pelo escultor galego Alfonso Vilar Lamelas, retrata uma mulher, um homem e um rapaz segurando instrumentos de pesca a bordo de uma dorna (pequeno barco à vela típico galego).

A Festa do Marisco, que começa no dia 3 de outubro deste ano, é um dos eventos gastronómicos mais antigos que se realizam na Galiza e, talvez, um dos mais importantes a nível internacional . Este festival combina os dois elementos que representam as principais atividades da cidade: a pesca e o turismo . A combinação funciona bem e isso é comprovado pelo número de visitantes (em média 200 mil nos últimos anos).

Faça com que este ano seja um período das melhores descobertas gastronómicas de Espanha e Portugal !

bottom of page